quarta-feira, 16 de junho de 2021

MÓDULO 23 – REGÊNCIA NOMINAL 8º ano

MÓDULO 23 – REGÊNCIA NOMINAL

É a maneira como um substantivo liga-se ao seu complemento.

• Regência nominal é a relação de dependência que se estabelece de um nome (ou sintagma nominal) – chamado termo regido – para com outro nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), chamado termo regente.

• O complemento nominal (termo regido) é um nome sempre precedido de uma preposição.

• A preposição que precede o termo regido é selecionada de acordo com o nome do qual o termo regido depende.

 

 

Eu necessito... (de quê, do quê)

Eu necessito de água.

Eu tenho necessidade...

Eu tenho necessidade de água.

O substantivo “necessidade” exige o uso de preposição

Para ligar-se ao seu complemento

 

Situado (preposição “em”)

O Colégio Pólis está situado em Ourinhos

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário