Em casa (página 91)
1. Durante a correção, verifique se os alunos compre-
enderam que os versos do poema se ligam todos
ao verbo esperar, presente na oração principal
(“Esperar junto àqueles”), e as orações subordina-
das adjetivas incluem uma série de expressões com
o verbo cair, com significados diversos. No final
do poema, essa série é interrompida e dá lugar à
oração subordinada substantiva, que, como as de-
mais, se liga ao verbo esperar, mas com a função
de objeto direto.
Veja se os alunos conhecem o significado das ex-
pressões empregadas no poema: cair em si (dar-se
conta, perceber); “cair na risada” (começar a rir de
repente); “cair no ridículo” (ser objeto de riso); “cair
do cavalo” (surpreender-se de modo negativo); “cair
das nuvens” (espantar-se).
No item a, solicite a justificativa da crase em àqueles
(devida ao encontro da preposição a, exigida pelo
advérbio junto [junto a], e a vogal a, que inicia o
pronome demonstrativo aqueles).
a) O termo é o pronome àqueles.
b) A oração é “que a noite caia”, uma subordinada
substantiva objetiva direta, que completa o sentido
do verbo esperar, presente no verso inicial do
poema.
2. O antecedente da oração “que tentamos é “estas men-
sagens”. A segunda oração adjetiva é “que você não
precisa”, cujo antecedente é “um monte de porcarias”.
3. A oração restritiva indica que apenas os ancestrais das
aves que viviam no solo resistiram ao impacto do meteo-
ro, diferenciando-os daqueles das aves que não viviam
no solo. Se essa oração fosse explicativa, ela estaria
entre vírgulas e revelaria que os ancestrais de todas as
aves conseguiram resistir ao impacto do meteoro, uma
vez que os ancestrais de todas as aves viviam no solo.
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