terça-feira, 15 de junho de 2021

9º ANO - PÁG. 91

 Em casa (página 91)

1. Durante a correção, verifique se os alunos compre-

enderam que os versos do poema se ligam todos

ao verbo esperar, presente na oração principal

(“Esperar junto àqueles”), e as orações subordina-

das adjetivas incluem uma série de expressões com

o verbo cair, com significados diversos. No final

do poema, essa série é interrompida e dá lugar à

oração subordinada substantiva, que, como as de-

mais, se liga ao verbo esperar, mas com a função

de objeto direto.

Veja se os alunos conhecem o significado das ex-

pressões empregadas no poema: cair em si (dar-se

conta, perceber); “cair na risada” (começar a rir de

repente); “cair no ridículo” (ser objeto de riso); “cair

do cavalo” (surpreender-se de modo negativo); “cair

das nuvens” (espantar-se).

No item a, solicite a justificativa da crase em àqueles

(devida ao encontro da preposição a, exigida pelo

advérbio junto [junto a], e a vogal a, que inicia o

pronome demonstrativo aqueles).

a) O termo é o pronome àqueles.

b) A oração é “que a noite caia”, uma subordinada

substantiva objetiva direta, que completa o sentido

do verbo esperar, presente no verso inicial do

poema.

2. O antecedente da oração “que tentamos é “estas men-

sagens”. A segunda oração adjetiva é “que você não

precisa”, cujo antecedente é “um monte de porcarias”.

3. A oração restritiva indica que apenas os ancestrais das

aves que viviam no solo resistiram ao impacto do meteo-

ro, diferenciando-os daqueles das aves que não viviam

no solo. Se essa oração fosse explicativa, ela estaria

entre vírgulas e revelaria que os ancestrais de todas as

aves conseguiram resistir ao impacto do meteoro, uma

vez que os ancestrais de todas as aves viviam no solo.

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