terça-feira, 8 de junho de 2021

MÓDULO 11 – INFERÊNCIA DE TEMAS EM TEXTOS FIGURATIVOS

MÓDULO 11 – INFERÊNCIA DE TEMAS EM TEXTOS FIGURATIVOS

 

Como imagens e histórias podem expressar opiniões?






O Texto Figurativo é aquele composto principalmente por figuras, ou seja, baseia-se em substantivos concretos para construir significados. Por isso, sua função é representativa, afinal, é por meio dessas palavras predominantemente concretas que o texto figurativo tem a intenção de retratar algo, criar representações do mundo.

Ou seja, personagens executam ações concretas que representam fatos históricos ou comportamentos humanos, sendo assim, os textos figurativos (elaborados com substantivos concretos) produzem um efeito de realidade (representam o mundo, criam uma imagem do mundo, analisam as ações humanas e seus acontecimentos.

 

Suave mari magno [Machado de Assis]

 

Lembra-me que, em certo dia,

Na rua, ao sol de verão,

Envenenado morria

Um pobre cão.

 

Arfava, espumava e ria,

De um riso espúrio e bufão,

Ventre e pernas sacudia

Na convulsão.

 

Nenhum, nenhum curioso

Passava, sem se deter,

Silencioso, Junto ao cão que ia morrer,

Como se lhe desse gozo

Ver padecer

 

A maioria das palavras empregadas é de substantivos concretos? Isso determina que o texto é figurativo ou abstrato? (O texto é figurativo, pois faz uso de vários substantivos concretos. É um texto que representa o mundo.)

 

Há presença de paradoxos no texto de Machado de Assis? (Utiliza-se da figura de um cão para analisar as ações humanas e seus acontecimentos. Lembremos que o texto figurativo representa o mundo, cria uma imagem do mundo.

 

São vários os substantivos concretos que denotam as reações paradoxais do cão: dia, rua, sol de verão, cão, riso, ventre, pernas, convulsão. Tais elementos determinam o paradoxo que consiste na coexistência da dor com o riso no momento da morte.)

 

Qual a reação dos curiosos que passavam por ali? (Concomitantemente, os curiosos que por ali passavam também agiam de forma paradoxal, pois se detinham junto ao cão, silenciosamente, em atitude contemplativa que sugere muita atenção.

 

O paradoxo, nesse caso, consiste no prazer diante da dor alheia. Os substantivos concretos utilizados o confirmam: os curiosos e gozo.) O que se pode concluir da análise do poema? (Em conclusão, Machado de Assis faz uso de vários substantivos concretos para criar uma atmosfera abstrata que traduz uma alegoria em que a dor de um cão moribundo desperta prazer nos passantes. A dor alheia causa prazer porque quem a contempla não a está sentindo.)

 

 

Fonte:

https://professornoslen.com.br/blog/texto-figurativo-x-texto-tematico/

https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/portugues-analise-de-um-texto-figurado.htm

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário