MÓDULO 23 - MECANISMOS DE PROGRESSÃO TEMÁTICA
• Os elementos que dão
significado ao texto são organizados e interligados, de modo a garantir a
coesão e a coerência do todo e a possibilitar que o ouvinte ou leitor acompanhe
a progressão temática.
• A progressão temática é um
procedimento que visa dar sequência ao texto oral ou escrito, acrescentando informações
novas às que já existem sobre o tema.
• Os mecanismos de progressão,
conhecidos como articuladores textuais ou marcadores linguísticos, são combinados
entre si de modo a manter o tema do texto e garantir sua coesão e a coerência.
• As palavras dêiticas constituem
um recurso para a progressão temática: elas mostram a presença do enunciador, comandando
a fala, e não conceituando.
• A anáfora é o processo pelo
qual um termo gramatical (um pronome ou um advérbio de lugar, por exemplo) retoma
a referência de um sintagma anteriormente usado na mesma frase. A catáfora é o
uso de palavra ou locução numa frase, que se refere a outra palavra ou locução
que lhe segue e que lhe dá sentido.
• Um texto pode ser ordenado em
segmentos cuja sequência é marcada por palavras ou expressões como: em primeiro
lugar/inicialmente... em segundo lugar/ em seguida... por último/finalmente...
• Paráfrase é a interpretação,
explicação ou nova apresentação de um texto que visa a torná-lo mais inteligível,
ou que sugere novo enfoque para o seu sentido.
• Hiperônimo é um termo mais
genérico em relação a outro, que é seu hipônimo. Hipônimo é um termo mais
específico em relação a outro, que é seu hiperônimo.
ARQUIVOS
https://drive.google.com/file/d/16vIn6Wv7XLi1nvz-xsXGCQunwatum03g/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/13epzu4rDCurFZhDD0iJAOkPF-BbX7GFU/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1mM_8OQEjcYpU0MQvhpm1DKoQL7p0jF-S/view?usp=sharing
* * * A T U A L I Z A Ç Ã O * * *
O hoje de 2009, quando você (todo leitor deste jor-
nal) é a manchete, é o ontem no tempo presente.
Também dá resultado pedir a alunos que usem os
pronomes de 1a
pessoa para afirmarem algo sobre si
mesmos. Então você poderá mostrar que o pronome eu
transmite sempre a mesma informação: “a pessoa que
fala”, de modo que haverá tantos e tão diversos eus
quantos são os enunciadores.
1.
a) A característica é ser uma palavra dêitica por não
nomear um tempo determinado e constante.
b) As palavras (advérbios) depois e antes.
2.
a) Lá é o céu; aqui, a Terra.
b) O poeta as usou porque faz uma comparação entre
o céu e a Terra, para opinar sobre qual deles é
superior em número de chatos.
3. A anáfora e a catáfora foram definidas no Módulo ante-
rior. Neste, retomam-se as noções sobre esses recursos.
Durante a explicação do exemplo dado no Caderno
(a notícia sobre a baleia-piloto), peça aos alunos que
acompanhem o texto para compreenderem como se
realizam a anáfora e a catáfora.
a) O pronome é ela, e o termo é a menina.
b) O pronome possessivo seu e o pronome pessoal
oblíquo a retomam o termo a menina.
4. No item c, evidencie que o pronome anafórico vem
imediatamente após o termo que ele retoma.
a) Os visitantes do Zoo fotografaram uma leoa que
estava amamentando os filhotes.
b) Os pássaros bicavam as frutas que estavam no chão.
c) O quadro que foi vendido era valioso. / O quadro
que era valioso foi vendido.
d) Estamos na sala que fica em frente à cantina.
e) As crianças que tomam leite são saudáveis. / As
crianças que são saudáveis tomam leite.
5. A anáfora eliminou a repetição desnecessária do ter-
mo recuperado.
6. a) Os elementos são primeiro e a segunda razão. O
fato é usar o transporte público para se locomover.
b) São duas ideias: a articulista não usa táxi para se
locomover e gosta de ir a lugares sem estar presa
a um carro.
7. Exponha aos alunos que, embora não existam sinô-
nimos perfeitos no nível léxico, isto é, que possam
ser permutados em quaisquer contextos, a sinonímia
existe no nível textual, o que significa que há sinô-
nimos quando os lexemas partilham da “identidade
referencial, quer dizer, os que se referem a um mesmo
objeto, ação, processo, estado, etc. da realidade ex-
tralinguística, mencionados em dois ou mais lugares
sucessivos do texto” (Elisa Guimarães. A articulação
do texto. São Paulo; Ática, 1990. p. 31).
O conceito de hipônimo e de hiperônimo, aqui reto-
mado, foi apresentado no Caderno 4 do 8o
ano, no
Módulo 37 de Leitura.
a) O marcador de reformulação é Explicando me-
lhor. O trecho reformulado é “quando todos os
operadores conseguem fazer contato com parte
dos consumidores que atende, as chamadas feitas
para a outra parte é abortada. E isso resulta em
muitos telefonemas com chamadas incompletas.”
b) O marcador de reformulação é ou seja. O fato é
que os vagões estavam vazios e isso foi redefinido
como felicidade.
8. Na fala “Gracie o faz porque tem sede de conheci-
mento”, retoma-se o que foi dito no primeiro quadri-
nho, significando “Gracie estuda muito arduamente
porque tem sede de conhecimento”. A mesma análise
deve ser feita no último quadrinho.
O pronome pessoal oblíquo átono o, seguido do
verbo fazer.
9. a) A catáfora é realizada pelo pronome ele, que
aponta para o termo um beija-flor, usado adian-
te no texto.
b) • O pronome isso retoma a resolução dos cien-
tistas de filmar a língua de beija-flores durante
o beijo.
• Nela (contração de preposição em e pronome
pessoal reto ela) retoma “uma flor artificial
transparente”.
• O pronome a retoma “uma flor artificial trans-
parente”.
c) A palavra é o pronome indefinido tudo. No quarto parágrafo, esse pronome é catafórico, porque antecipa,
resumindo, o que será narrado no quinto. No final do texto, o mesmo pronome é anafórico, pois retoma o
que foi narrado no último parágrafo.
d) Na primeira ocorrência, o pronome relativo que recupera a palavra bico; na segunda, a palavra sulcos, e na ter-
ceira, a palavra língua. Nesses três casos, que é um recurso anafórico e introduz orações subordinadas adjetivas.
Em casa (página 116)
1. Na correção, comente que o tracejado do balão representa sussurro. O humor da tira está na fala da personagem,
que atribui ao animal o hábito humano de se alongar antes de corridas e flagra a onça se preparando para esse
exercício.
a) O hábito das onças de se alongarem antes da corrida.
b) Refere-se às onças. Espera-se que os alunos afirmem que sua resposta se baseia na figura da onça se alon-
gando e do homem que a filma.
2. No item a, pergunte aos alunos qual é o elemento que funciona como aposto (Novidade no Outlet Firma Casa).
a) “a mesa de centro da Coleção Looping, da marca Ovo”.
b) A palavra peça.
c) O pronome ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário