quinta-feira, 10 de junho de 2021

MÓDULO 20 – REGÊNCIA VERBAL 8º ano

 

MÓDULO 20 – REGÊNCIA VERBAL

 

• A regência verbal estuda a relação de dependência entre o complemento verbal (termo regido) e o verbo (termo regente).

• A diferença entre a linguagem formal e a informal, ou entre a língua escrita e a língua oral, reflete-se no uso de alguns verbos. Há verbos que, em função da regência, ganham mais de um sentido.

• Alguns verbos aceitam duas construções diferentes para o mesmo sentido. Por exemplo: esquecer algo/esquecer-se de algo. Outros têm seu sentido definido pelo uso ou não da preposição, como agradar, querer.

 

 

Regência verbal: É a maneira como o verbo liga-se ao seu complemento.

Exemplo:

EU NAMORO COM A ZENDAYA.

- quer dizer que a Zendaya fica junto com o sujeito da oração enquanto ele está namorando, pois a conjunção “com” dá ideia de “estar junto”.

 

EU NAMORO A ZENDAYA.

- REGÊNCIA VERBAL: a maneira como o verbo liga-se ao seu complemento, por exemplo: se usa preposição ou não, quais preposições podem ser usadas por aquele verbo, entre outros fatores...

 

EU AMO (o quê?) CHOCOLATE.

A REGÊNCIA VERBAL DO VERBO “AMAR” NÃO EXIGE

O USO DE PREPOSIÇÃO ENTRE O VERBO E O SEU COPLEMENTO, POR ISSO É CLASSIFICADO COMO VERBO TRANSITIVO DIRETO.

 

EU PRECISO (do quê?) DE AJUDA.

A REGÊNCIA VERBAL DO VERBO “PRECISAR” EXIGE PREPOSIÇÃO ENTRE O VERBO E SEU COMPLEMENTO, POR ISSO É CLASSIFICADO  COMO VERBO TRANSITIVO INDIRETO.

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