MÓDULO
20 – REGÊNCIA VERBAL
• A
regência verbal estuda a relação de dependência entre o complemento verbal
(termo regido) e o verbo (termo regente).
• A
diferença entre a linguagem formal e a informal, ou entre a língua escrita e a
língua oral, reflete-se no uso de alguns verbos. Há verbos que, em função da
regência, ganham mais de um sentido.
• Alguns
verbos aceitam duas construções diferentes para o mesmo sentido. Por exemplo:
esquecer algo/esquecer-se de algo. Outros têm seu sentido definido pelo uso ou
não da preposição, como agradar, querer.
Regência verbal: É a
maneira como o verbo liga-se ao seu complemento.
Exemplo:
EU NAMORO COM
A ZENDAYA.
- quer dizer que a
Zendaya fica junto com o sujeito da oração enquanto ele está namorando, pois a
conjunção “com” dá ideia de “estar junto”.
EU NAMORO A
ZENDAYA.
- REGÊNCIA VERBAL: a
maneira como o verbo liga-se ao seu complemento, por exemplo: se usa preposição
ou não, quais preposições podem ser usadas por aquele verbo, entre outros
fatores...
EU AMO (o quê?) CHOCOLATE.
A REGÊNCIA VERBAL DO
VERBO “AMAR” NÃO EXIGE
O USO DE PREPOSIÇÃO
ENTRE O VERBO E O SEU COPLEMENTO, POR ISSO É CLASSIFICADO COMO VERBO TRANSITIVO
DIRETO.
EU PRECISO (do
quê?) DE AJUDA.
A REGÊNCIA VERBAL DO
VERBO “PRECISAR” EXIGE PREPOSIÇÃO ENTRE O VERBO E SEU COMPLEMENTO, POR ISSO É CLASSIFICADO
COMO VERBO TRANSITIVO INDIRETO.
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