MÓDULO 13 Variação de
modalidade: oralidade e escrita
“Quando o âncora de um
telejornal noticia acontecimentos, estamos diante de um texto oral ou escrito?
”
ORALIDADE (CONVERSAÇÃO) à à à TEXTO REDIGIDO
Oralidade e a escrita podem ser
vistas como extremos de uma gradação: entre a conversação mais espontânea e a
redação de um projeto de lei (pensado, discutido e revisto muitas vezes), existem
graus intermediários de planejamento.
GABARITO
1
A
Há uma série de falas
iniciadas por elementos anafóricos (“isso”, “mas aí é que tá a questão”, “essa
é uma boa analogia”) que podem ser mencionados. Além
disso, as duas falas da
locutora Ju podem ser citadas por complementar um tópico da fala anterior.
B
A explicação deve ser coerente
com o exemplo citado no item a, apontando que ocorre retomada ou complementação
entre a fala introduzida e a anterior.
2
Na fala de Cris de Luca, o
marcador né? serve para demarcar a interação entre as interlocutoras: com ele,
a enunciadora busca adesão da enunciatária a seu
discurso. Na fala de Ju, o
marcador não apenas serve para buscar adesão, mas também demarca o fim do
enunciado, passando a palavra à outra participante.
3
O essencial é que os alunos
percebam que, em ambas as expressões, o termo assim não assume um valor
referencial (ou seja, sua função não é expressar um
conteúdo): antes, o termo
serve para preencher a fala, enquanto o enunciador planeja a sequência de seu
enunciado. Cabe reforçar que a pausa seguinte ao
marcador é, igualmente, um
recurso para ganhar tempo enquanto se elabora o texto.
4 E
5
a) cite dois recursos
utilizados para criar o efeito de con-
versa com o leitor.
O narrador se dirige
explicitamente à figura do leitor e simula uma
conversa, como se planejasse o
texto durante a interação.
b) explique como esse efeito é
construído citando passa-
gens do texto.
No fragmento, o uso do
imperativo (como em “Veja o leitor a
comparação que melhor lhe
quadrar”) explicita o diálogo com o leitor.
Além disso, o uso das
reticências no final do primeiro período (“Era fixa
a minha ideia, fixa como...”)
e o período seguinte (“Não me ocorre nada
que seja assaz fixo nesse
mundo”) simulam que o planejamento textual
esteja ocorrendo em
simultaneidade com a interação.
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