segunda-feira, 9 de agosto de 2021

MÓDULO 13 Variação de modalidade: oralidade e escrita

 

MÓDULO 13 Variação de modalidade: oralidade e escrita

 


“Quando o âncora de um telejornal noticia acontecimentos, estamos diante de um texto oral ou escrito? ”

 

ORALIDADE (CONVERSAÇÃO) à à à  TEXTO REDIGIDO

 

Oralidade e a escrita podem ser vistas como extremos de uma gradação: entre a conversação mais espontânea e a redação de um projeto de lei (pensado, discutido e revisto muitas vezes), existem graus intermediários de planejamento.

 

GABARITO

1

A

Há uma série de falas iniciadas por elementos anafóricos (“isso”, “mas aí é que tá a questão”, “essa é uma boa analogia”) que podem ser mencionados. Além

disso, as duas falas da locutora Ju podem ser citadas por complementar um tópico da fala anterior.

 

B

A explicação deve ser coerente com o exemplo citado no item a, apontando que ocorre retomada ou complementação entre a fala introduzida e a anterior.

 

2

Na fala de Cris de Luca, o marcador né? serve para demarcar a interação entre as interlocutoras: com ele, a enunciadora busca adesão da enunciatária a seu

discurso. Na fala de Ju, o marcador não apenas serve para buscar adesão, mas também demarca o fim do enunciado, passando a palavra à outra participante.

 

3

O essencial é que os alunos percebam que, em ambas as expressões, o termo assim não assume um valor referencial (ou seja, sua função não é expressar um

conteúdo): antes, o termo serve para preencher a fala, enquanto o enunciador planeja a sequência de seu enunciado. Cabe reforçar que a pausa seguinte ao

marcador é, igualmente, um recurso para ganhar tempo enquanto se elabora o texto.

 

4 E

5

a) cite dois recursos utilizados para criar o efeito de con-

versa com o leitor.

O narrador se dirige explicitamente à figura do leitor e simula uma

conversa, como se planejasse o texto durante a interação.

 

b) explique como esse efeito é construído citando passa-

gens do texto.

No fragmento, o uso do imperativo (como em “Veja o leitor a

comparação que melhor lhe quadrar”) explicita o diálogo com o leitor.

Além disso, o uso das reticências no final do primeiro período (“Era fixa

a minha ideia, fixa como...”) e o período seguinte (“Não me ocorre nada

que seja assaz fixo nesse mundo”) simulam que o planejamento textual

esteja ocorrendo em simultaneidade com a interação.

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