Esse trecho faz parte do
samba-canção “Último desejo”, escrito por Noel Rosa. Noel o compôs quase no fim
da vida, na década de 1930, em homenagem à corista Ceci, com quem teve um
romance memorável. Era uma canção de despedida de Ceci. Segundo o seu biógrafo,
“Um samba-canção que, a começar pelo título, ‘Último desejo’, tem a força de um
testamento”. O mesmo biógrafo adverte que “Último desejo” era também uma
despedida da vida, pois o compositor morreria logo a seguir.
[...]
Perto de você me calo
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar.
Nunca mais quero o seu beijo,
Mas
meu último desejo
Você não pode negar.
Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não,
Diga que você me adora,
Que você lamenta e chora
A nossa separação.
Às pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim,
Que eu arruinei sua vida,
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim.
A propósito desse samba,
consta que um amigo de Noel veio com a notícia de que tinha ouvido Aracy de
Almeida cantar “Último desejo” no rádio, denunciando que ela nem tinha
aprendido a letra direito: em vez de “Mas
meu último desejo”, ela cantava “Pois
meu último desejo”. E o amigo acrescentou que podia parecer a mesma coisa, mas
não era. Noel irritou-se dizendo: “Juro que nunca mais dou música minha para
ela gravar”.
GABARITO
a) O que falta às frases do item I para que formem um
texto?
Falta uma relação de interdependência entre as frases. Todas
possuem significado isoladamente, mas não se articulam para
construir um significado geral.
b) Por que as frases do item II formam um texto, embora
contenham praticamente o mesmo número de pala-
vras das frases do item I?
Diferentemente do que ocorre no item I, as frases do item II se
articulam. Há palavras que as entrelaçam, criando corre-
lações de sentido entre elas. As palavras primeiro e segundo
estabelecem relações com o que se disse na frase anterior. A
última frase deste item se inicia por Eis por que, segmento
indicador de algo que decorre do que se diz no segmento anterior.
Todas essas correlações criam uma unidade de sentido entre as
frases, permitindo que as interpretemos dentro de um sentido
global. Todas essas frases se articulam para explicar nossa severi-
dade em relação aos defeitos alheios e nossa tolerância para com
os nossos defeitos.
2 E
3 A
4 C
5 A
6
a) Depois de ler com atenção essa notícia, copie todas
as palavras ou expressões utilizadas pelo autor para
substituir Boris Becker e evitar sua repetição. Explique
por que elas criam uma imagem positiva do tenista.
O excepcional atleta / o alemão / supercampeão / O ídolo das
quadras / um dos símbolos da força e da eficiência germânica /
tenista. As expansões lexicais criam uma imagem positiva, pois
destacam traços e características valorizados positivamente pela
sociedade.
B
b) Suponha agora que, em vez da expansão lexical
usada pela revista Veja, um outro redator tivesse
escolhido os seguintes termos para substituir Boris
Becker: o exibicionista / o Don Juan germânico / o
papa-títulos / O figurão das quadras / um dos sím-
bolos do poder neonazista / o atleta canastrão. Que
efeito produzem essas novas escolhas de palavras?
Com essas alterações, o texto nos induz a criar uma imagem
negativa de Boris Becker. Todos os termos selecionados para
substituí-lo são depreciativos e desvalorizados em nosso universo
cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário