segunda-feira, 9 de agosto de 2021

AULAS 27 E 28 - COESÃO TEXTUAL

 

 

Esse trecho faz parte do samba-canção “Último desejo”, escrito por Noel Rosa. Noel o compôs quase no fim da vida, na década de 1930, em homenagem à corista Ceci, com quem teve um romance memorável. Era uma canção de despedida de Ceci. Segundo o seu biógrafo, “Um samba-canção que, a começar pelo título, ‘Último desejo’, tem a força de um testamento”. O mesmo biógrafo adverte que “Último desejo” era também uma despedida da vida, pois o compositor morreria logo a seguir.

 

[...]

Perto de você me calo

Tudo penso e nada falo

Tenho medo de chorar.

Nunca mais quero o seu beijo,

Mas meu último desejo

Você não pode negar.

Se alguma pessoa amiga

Pedir que você lhe diga

Se você me quer ou não,

Diga que você me adora,

Que você lamenta e chora

A nossa separação.

Às pessoas que eu detesto

Diga sempre que eu não presto

Que meu lar é o botequim,

Que eu arruinei sua vida,

Que eu não mereço a comida

Que você pagou pra mim.

 

A propósito desse samba, consta que um amigo de Noel veio com a notícia de que tinha ouvido Aracy de Almeida cantar “Último desejo” no rádio, denunciando que ela nem tinha aprendido a letra direito: em vez de “Mas meu último desejo”, ela cantava “Pois meu último desejo”. E o amigo acrescentou que podia parecer a mesma coisa, mas não era. Noel irritou-se dizendo: “Juro que nunca mais dou música minha para ela gravar”.




GABARITO

a) O que falta às frases do item I para que formem um

texto?

Falta uma relação de interdependência entre as frases. Todas

possuem significado isoladamente, mas não se articulam para

construir um significado geral.


b) Por que as frases do item II formam um texto, embora

contenham praticamente o mesmo número de pala-

vras das frases do item I?

Diferentemente do que ocorre no item I, as frases do item II se

articulam. Há palavras que as entrelaçam, criando corre-

lações de sentido entre elas. As palavras primeiro e segundo

estabelecem relações com o que se disse na frase anterior. A

última frase deste item se inicia por Eis por que, segmento

indicador de algo que decorre do que se diz no segmento anterior.

Todas essas correlações criam uma unidade de sentido entre as

frases, permitindo que as interpretemos dentro de um sentido

global. Todas essas frases se articulam para explicar nossa severi-

dade em relação aos defeitos alheios e nossa tolerância para com

os nossos defeitos.


2 E


3 A


4 C


5 A


6

a) Depois de ler com atenção essa notícia, copie todas

as palavras ou expressões utilizadas pelo autor para

substituir Boris Becker e evitar sua repetição. Explique

por que elas criam uma imagem positiva do tenista.

O excepcional atleta / o alemão / supercampeão / O ídolo das

quadras / um dos símbolos da força e da eficiência germânica /

tenista. As expansões lexicais criam uma imagem positiva, pois

destacam traços e características valorizados positivamente pela

sociedade.


B

b) Suponha agora que, em vez da expansão lexical

usada pela revista Veja, um outro redator tivesse

escolhido os seguintes termos para substituir Boris

Becker: o exibicionista / o Don Juan germânico / o

papa-títulos / O figurão das quadras / um dos sím-

bolos do poder neonazista / o atleta canastrão. Que

efeito produzem essas novas escolhas de palavras?

Com essas alterações, o texto nos induz a criar uma imagem

negativa de Boris Becker. Todos os termos selecionados para

substituí-lo são depreciativos e desvalorizados em nosso universo

cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário