segunda-feira, 15 de maio de 2023

MÓDULO 15 - Opinar e argumentar


• A opinião está sujeita aos valores e à cultura do emissor, portanto, não deve ser confundida com a verdade.

• Nos textos de opinião, escreve-se sobre um tema, emitindo uma opinião e justificando-a com argumentos.

• Nos textos de opinião, a validade da tese está ancorada na qualidade dos argumentos que a justificam.

• Há vários tipos de argumento e todos são igualmente válidos, mas um argumento pode ser mais convincente (mais forte) que outro, dependendo do tema e do interlocutor. O enunciador deve, portanto, levar isso em conta para a seleção dos melhores.

TIPOS DE ARGUMENTOS:

1.Argumento de autoridade

É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto.

Pensando no problema da persistência do racismo na sociedade brasileira, Nelson Mandela é uma figura fundamental, visto que foi um advogado e ativista que sentiu na pele e combateu a segregação racial existente na África do Sul, se tornando inclusive presidente do país. Além disso, venceu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e é  considerado um líder importante da África Negra.

2. Argumento histórico

Esse argumento relaciona-se ao tempo e a história; é quando o candidato trás algum evento que aconteceu no passado e foi relevante como argumento para comprovar sua tese.

Ainda tratando-se do tema da persistência do racismo na sociedade brasileira, é pertinente fazer-se uma reflexão acerca do período da escravidão, que foi um momento da história em que negros eram escravizados e usados como moeda de troca.

3. Argumento de exemplificação

O argumento de exemplificação pode estar ligado ao uso de dados estatísticos, uma vez que é a citação de fatos que aconteceram e enfatizam o posicionamento do candidato frente ao problema.

Por exemplo, ainda sobre o tema da persistência do racismo na sociedade brasileira, é coerente usar como exemplo o assassinato do músico negro pelo exército no Rio de Janeiro, que teve o carro alvejado por balas porque foi considerado suspeito pelos militares.

4. Argumento de provas concretas

O argumento de provas concretas também está relacionado ao uso de informações e dados estatísticos, principalmente números. Se realizadas por meios conhecidos e legitimados na mídia pela sociedade, são informações confiáveis e incontestáveis.

Na persistência do racismo na sociedade brasileira é coerente usar o dado estatístico do Atlas da Violência, que afirma que 75% das vítimas de homicídio no país são negras.

5. Argumento de comparação

São ótimos para fazer uma relação entre duas ideias com o objetivo de compará-las. Assim, é possível apontar as semelhanças ou as diferenças que elas possuem.

Comparar o racismo dos EUA - que foi mais intenso e mais evidente, visto que foi marcado pela segregação racial - com o processo que ocorreu no Brasil (menos intenso no que diz respeito à segregação racial, mas muito velado e pouco evidente na sociedade nos dias atuais) pode ser uma excelente estratégia de comparação com relação a persistência do racismo na sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário