• Alguns dos fatores que determinam a seleção lexical no texto são: tema, intenção, gênero textual, suporte textual, destinatário, língua escrita ou oral, nível de formalidade da linguagem.
• O objetivo do texto argumentativo é influenciar ideias e comportamentos do interlocutor (leitor, ouvinte, internauta), daí ser construído com base em argumentos para sustentar ou refutar um ponto de vista.
• Os textos de opinião habitualmente são organizados por meio de uma seleção de recursos argumentativos que orientam o sentido para determinada direção no intuito de manter o interesse do leitor e obter sua adesão às ideias apresentadas.
• A vírgula isola o elemento intercalado entre o conector e a oração subordinada e que pode ser subtraído.
• Usa-se a letra g representando o som /j/ nas palavras derivadas de outras com g; nos substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem: viagem, fuligem, ferrugem; nas palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio. Usa-se a letra j nas palavras que derivam de outras que empregam j; nas formas de verbos terminados em -jar e nas palavras de origem tupi, árabe e africana.
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