Recursos de persuasão em texto argumentativo
Persuasão é o ato de convencer (persuadir) alguém ou a si mesmo a acreditar ou aceitar uma ideia, opinião, fato. Argumentação é a apresentação de fatos, ideias, opiniões, razões lógicas, comprovações para confirmar uma tese.
• A finalidade da reportagem é detalhar um fato – geralmente publicado antes como notícia – para aprofundar conhecimentos, formar opinião, promover a reflexão e instigar a discussão a respeito desse fato.
• Na reportagem sobre assunto polêmico, o repórter apresenta argumentos discordantes sobre o assunto, a fim de evidenciar o debate de ideias.
• Um dos tipos de argumentos mais frequentes é aquele baseado na autoridade, no qual se considera a validade do argumento ou da posição defendida de acordo com a credibilidade atribuída à palavra de alguém publicamente considerado uma autoridade no assunto.
• No discurso direto, as palavras e os pensamentos dos falantes são reproduzidos como foram formulados, de modo que a reprodução do enunciado é fiel, e o discurso mantém a vivacidade própria da fala. Já no discurso indireto, o narrador reproduz a fala da personagem, adaptando-a à própria voz.
* Separa-se o aposto por dupla vírgula, porque é um elemento que pode ser subtraído do enunciado.
• Na translineação, não se separam as letras p, b, t, d, f, c, g, m e s, quando elas estão em final de sílaba.
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