sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Recursos de persuasão em texto argumentativo

 Recursos de persuasão em texto argumentativo


Persuasão é o ato de convencer (persuadir) alguém ou a si mesmo a acreditar ou aceitar uma ideia, opinião, fato. Argumentação é a apresentação de fatos, ideias, opiniões, razões lógicas, comprovações para confirmar uma tese.

• A finalidade da reportagem é detalhar um fato – geralmente publicado antes como notícia – para aprofundar conhecimentos, formar opinião, promover a reflexão e instigar a discussão a respeito desse fato.

• Na reportagem sobre assunto polêmico, o repórter apresenta argumentos discordantes sobre o assunto, a fim de evidenciar o debate de ideias.

• Um dos tipos de argumentos mais frequentes é aquele baseado na autoridade, no qual se considera a validade do argumento ou da posição defendida de acordo com a credibilidade atribuída à palavra de alguém publicamente considerado uma autoridade no assunto.

• No discurso direto, as palavras e os pensamentos dos falantes são reproduzidos como foram formulados, de modo que a reprodução do enunciado é fiel, e o discurso mantém a vivacidade própria da fala. Já no discurso indireto, o narrador reproduz a fala da personagem, adaptando-a à própria voz.

* Separa-se o aposto por dupla vírgula, porque é um elemento que pode ser subtraído do enunciado.

• Na translineação, não se separam as letras p, b, t, d, f, c, g, m e s, quando elas estão em final de sílaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário