quinta-feira, 30 de julho de 2020

Regência Nominal


Regência nominal na construção do texto.
Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio
Regência nominal na construção do texto
REGÊNCIA NOMINAL NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Vamos ler o fragmento do poema Dispersão, do poeta português Mário
de Sá Carneiro.


Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades ----- mim.
ia nominal na construção do texto
Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia ----- ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...
(...)

Com que palavras poderíamos completar os espaços pontilhados? ( de – de ou por)
- Quem tem saudades, tem saudades
de alguém ou de alguma coisa.
- Quem sente ânsia, sente ânsia
de ou por alguma coisa.
Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio
Regência nominal na construção do texto
Logo a “percepção” que se tem ao empregar as palavras que faltavam no texto se deve a um mecanismo sintático chamado regência nominal e as palavras que o completaram chamam-se preposições. A escolha por determinada preposição não é ao acaso: foi escolhida a preposição certa porque o uso e o sentido determinam essa escolha.


A palavra saudade e ânsia são substantivos (termos regentes) que necessitam de uma preposição para se ligar ao seu complemento (termo regido).


Assim como os verbos, em algumas situações, os nomes também precisam de complementos para possuir sentido completo.

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Regência nominal na construção do texto
Regência nominal é o nome que se dá à relação particular que se estabelece entre substantivos, adjetivos e alguns advérbios e os termos regidos por eles. Essa relação é intermediada por uma preposição. Muitos desses nomes apresentam a mesma regra dos verbos de que derivam.


Veja: Quem obedece, obedece
a alguém ou a algo
Quem é obediente é obediente
a alguém ou a algo.
As preposições que ligam substantivos, adjetivos e advérbios a seus complementos podem variar.

Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio
Regência nominal na construção do texto
Mas para que possamos entender bem a regência nominal, é preciso conhecer as preposições, reconhecer o substantivo, adjetivo e advérbio e saber diferenciar o adjunto nominal do complemento nominal, pois nem todas as palavras que completam o sentido do substantivo são complementos nominais, que é o que estudamos na regência nominal.


O adjunto adnominal se liga a um substantivo abstrato ou concreto com ou sem preposição. Normalmente o segundo termo indica posse e pratica a ação. Quando se tem uma ligação com o substantivo concreto, não resta dúvida, é adjunto adnominal, não podendo ser jamais um complemento nominal.
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Regência nominal na construção do texto
Ex.: Casa de barro.
Como a palavra casa é um substantivo concreto, a expressão “de barro” é um adjunto adnominal.
Quando se tem uma ligação com um substantivo abstrato, tem que ser observado se o segundo termo recebe ou pratica a ação. 
Se pratica, é adjunto adnominal e se recebe é complemento /nominal.

Ex.:1- Amor de pai.
2- Amor ao pai.
Na frase 1, “de pai” indica posse, pratica a ação, logo é adjunto adnominal.
Na frase 2, “ao pai”, recebe a ação, logo é complemento nominal.

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Regência nominal na construção do texto
O complemento nominal vem ligado a um substantivo abstrato, adjetivo e advérbio sempre exigindo uma preposição.
Ex: Sempre
cauteloso com os amigos.
Cauteloso – adjetivo
Com os amigos – complemento nominal
Os políticos deviam agir
compativelmente com as ideias
que defendem no palanque.
Compativelmente – advérbio
Com as ideias... – complemento nominal
Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio
Regência nominal na construção do texto
Iremos conhecer agora a regência de alguns
substantivos em determinados contextos.
Necessidade de:
Veja, no poema Versos íntimos, de Augusto dos Anjos, o
emprego dessa palavra:
Acostuma-te à lama que te espera!
O homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
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Regência nominal na construção do texto
Medo de, a:
Leia o fragmento do poema Adeus à hora da largada,
do poeta angolano Agostinho Neto.
(...)
... teus filhos
Com fome
Com sede
Com vergonha de te chamarmos Mãe
Com
medo de atravessar as ruas
Com
medo dos homens
Nós mesmos.
(...)
NETO, Agostinho. Sagrada esperança – São Paulo: Ática, 1985.p.9.
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Vontade de:
Vou-me embora pra Pasárgada
(...)
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade
de me matar
_ Lá sou amigo do rei
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
BANDEIRA,Manuel.50 poemas escolhidos pelo autor.
São Paulo: Cosac Naify, 2006. p.33.
Imagem: marcusrg / Creative Commons Attribution 2.0
Generic

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Regência nominal na construção do texto
Certeza de: Vamos contextualizar na música.
Tocando em frente – Almir Sater
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já sofri demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe
Eu só levo a
certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei
(...)

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Regência nominal na construção do texto
Regências de outros substantivos:
Admiração a, por
Tenho admiração por meu pai.
Devoção a, para, com, por
Tenho devoção por/ a Nossa Senhora Aparecida.
Receio de
O aluno tem receio de não passar no vestibular.
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Regência nominal na construção do texto
Respeito a com, para com, por
Devemos ter respeito por/ para com nossos pais.
Conciliação entre
O juiz participou da conciliação entre os políticos de
oposição.
Amor a, por
Tenho amor a/por minha profissão.
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Regência nominal na construção do texto
Regência de alguns adjetivos
Aflito com, por
Estava aflito com/por sua chegada.
Generoso com
O pai foi generoso com o filho.
Bondoso com, para, para com
A mãe foi bondosa com/ para com a filha desobediente.
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Regência nominal na construção do texto
Rigoroso em, com
Foi rigoroso com a filha.
Afável com, para com
Era afável com/ para com todos.
Gentil com, de, para com.
O namorado foi gentil com/ para com a namorada.
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Regência nominal na construção do texto
Regência de Advérbios
Advérbios com sufixo -mente, originados de radicais de
adjetivos, seguem a mesma regência dos adjetivos de que
foram formados.
Observe.
As ações dos políticos deveriam ser compatíveis com as ideias que defendem em campanhas.
Os políticos deveriam conduzir suas ações compativelmente com as ideias que defendem em
campanhas.

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Regência nominal na construção do texto
Lembramos também que um termo pode ser, ao mesmo tempo, regente e regido. Observem:
“... a
força de um país é igual à sua capacidade de acreditar”.

força - termo regente
de um país- termo regido
Igual- termo regente
capacidade- termo regido e regente
Acreditar- termo regido
Língua Portuguesa, 3º Ano do Ensino Médio
Regência nominal na construção do texto
Assim como a regência verbal, o estudo da regência nominal também é importantíssimo para a construção de um bom texto.
A linguagem popular admite os usos espontâneos da regência nominal, permite que o falante se expresse sem observar o emprego correto dessa regência. Mas é preciso conhecer as duas variedades linguísticas: a popular e a padrão (norma culta), uma vez que nos contextos formais deve ser evitado o uso coloquial.

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