sábado, 4 de abril de 2020

Produção de Textos CGU


Olá, 
se você está lendo essa postagem é por que recebeu a mensagem sobre nossa próxima atividade. Vocês estão nesse momento finalizando os poemas, eu farei as correções e após isso vocês realizarão as modificações necessárias, enquanto finalizamos os poemas, já vamos começar a nos concentrar em nossa próxima atividade.  

Nossa atividade de produção de textos é referente a um concurso nacional de redação, o CGU 2020.

Essa atividade é avaliativa, ou seja, vocês receberão uma nota bimestral por ela, é como se fosse uma prova! Mas não será desse bimestre.

Nosso prazo é um pouco longo, porém o edital e as informações desse concurso são mais complexas e difíceis, portanto vocês devem desde já estudá-lo e começar a rascunhar o texto de vocês.

Outra informação importante é o fato de que a leitura e entendimento do edital compõe a nota da prova, portanto, façam essa leitura com atenção.

O link que possui o edital e muitas outras informações é o seguinte:


link para o edital:


link para material de apoio:



DICAS:

O tema deste ano é: “CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE”.





> Atenção à imagem que está relacionada com o tema, que são duas mãos, pela posição são de uma mesma pessoas com as palmas voltadas para o rosto, isso nos remete a ideia de ação, nossas mãos representam "aquilo que podemos fazer em nossa vidas". Mãos são símbolos de fazer algo, não ficar parado, de trabalho, de luta por um ideal. Além disso, cada dedo possui um rosto, representando unidade em algo que todos podem fazer juntos, daí temos a origem da palavra "comunidade:  comum união". LEVEM ISSO EM CONSIDERAÇÃO.

> Isso quer dizer que o concurso está voltado para um estudo muito recorrente nos últimos anos que diz respeito a "comunicação não-violenta", existe um livro com esse nome, vocês podem tentar encontrá-lo na net.

> Procurem resenhas, vídeos, estudos sobre o assunto "comunicação não violenta", é nisso que vocês irão basear a produção textual que irão realizar. 

>Tenham em mente ao estudar sobre essa assunto que a comunicação não-violenta não é algo que serve para outras pessoas, mas sim, pense em você, no seu modo de agir, quando estudamos esse assunto, devemos olhar para nós mesmos, se ficarmos pensando que isso seria muito útil para algum familiar, amigo ou conhecido, não vai adiantar nada, coloque-se como centro dos estudos apresentados. (profundo isso não é mesmo?! Eu sei que sou filósofo)

> É importante atentar-se ao fato que eu só estou pedindo que vocês estudem esse assunto para a produção textual, não quer dizer que quero que vocês acreditem ou passem a agir assim, não confundam uma indicação de estudo com eu estar tentando regular o comportamento íntimo de vocês, queridos, apesar que parece que tudo o que fala sobre isso é interessante. 

> Mas atenção: "comunicação não violenta" não é o tema do texto, é uma base forte para sua produção, o tema é o que está escrito ali em cima, podemos entender esse tema como a "conversa" sendo um solucionador dos problemas que temos no nosso cotidiano: 



> O gênero é livre, ou seja, pode ser um poema, uma dissertação, uma narrativa, enfim, qualquer tipo de texto, mas seja qual for que você escolher deve ter em mente que vamos refazê-lo várias vezes até ficar realmente bom, é muito comum nesse processo de refazer textos que a gente fique sem ideias, é por isso que vocês tem que ler e estudar sobre o tema, para que novas ideias apareçam. 

> Ao acessarem o site vocês devem ler todo o edital várias vezes, além disso observar o material de apoio, bem como encontrar no site os textos vencedores dos anos anteriores para que observem qual o nível o texto deve apresentar.

> Lembrem-se sempre por qual motivo realizamos essas atividades de concurso: aprimoramento da escrita, aprendizado e familiarização com leituras de edital e correção dos textos por professores que não nos conhecem.

Já vou deixa um link que fala sobre o assunto "comunicação não violenta":



ACESSEM ESSE VÍDEO NO YOUTUBE E PODERÃO OBSERVAR QUE HÁ OUTROS VÍDEOS RELACIONADOS QUE FALAM DO MESMO ASSUNTO. 


Um comentário: